Campanha Free And Equal da ONU

Campanha usa buscas do Google para revelar homofobia

Usando os resultados do autocomplete do Google, ONU mostra os preconceitos mais comuns da população mundial

por Marcio Caparica

Ah, Google. Oráculo de nossos tempos. Capaz de acabar com qualquer discussão de bar em poucos segundos. Razão por que ninguém mais gasta sinapses com coisas que podem ser googladas. Raio-X do pensamento coletivo. Seus registros de busca são capazes de prever tendências e revelar os desejos secretos de populações. Algo que ficou mais explícito desde que a função “autocompletar” foi implementada em suas buscas.

Todos nós já nos acostumamos com mais esse pedaço de magia negra tecnológica em nossa vida internética: você começa a digitar uma busca, e abaixo da caixa saltam as buscas mais populares com aquelas letras que você acabou de digitar. Você digita “político” e abaixo surge “político honesto”, “políticos corruptos” e “políticos do Brasil” (a primeira busca, algo que realmente só Google deve ser capaz de encontrar rapidamente). “Amor” traz “Amor À Vida”, “homossexualismo” exibe “homossexualismo na Bíblia Sagrada”. Eis o retrato do Brasil que Google nos dá.

Na última sexta-feira o movimento Free & Equal do departamento de Direitos Humanos da ONU lançou uma campanha em que se mostra o que se passa na mente coletiva do mundo quando o assunto é homossexualidade. Usando os resultados de buscas, eles demonstraram as opiniões predominantes do globo sobre os gays. Vale lembrar que essa não é a opinião do Google empresa, mas algo pior: as frases mais digitadas pelos anglófonos quanto ao que gays são, devem fazer ou merecem.

Gays precisam ... ser executados; ... parar de reclamar; ... calar a boca

Gays precisam … ser executados; … parar de reclamar; … calar a boca

Gays não devem... ter permissão para se casar; ... adotar; ... ter permissão para adotar

Gays não devem… ter permissão para se casar; … adotar; … ter permissão para adotar

Gays deveriam... ser mortos; ... morrer; ... não adotar; ... sofrer pena de morte

Gays deveriam… ser mortos; … morrer; … não adotar; … sofrer pena de morte

Essa campanha foi inspirada por outra um pouco anterior, também de um departamento da ONU. A Entidade da Igualdade de Gêneros das Nações Unidas lançou no dia 21 de outubro a versão original dessa campanha, em que os resultados do autocomplete do Google eram exibidos sobre as bocas de mulheres de vários perfis, como uma mordaça. Os resultados também são reveladores, surpreendentes e lamentáveis.

Mulheres não deveriam... ter direitos; ...votar; ... trabalhar; ... lutar boxe

Mulheres não deveriam… ter direitos; …votar; … trabalhar; … lutar boxe

 

Mulheres não conseguem... dirigir; ... ser bispos; ... ser dignas de confiança; ... falar na igreja

Mulheres não conseguem… dirigir; … ser bispos; … ser dignas de confiança; … falar na igreja

Mulheres deveriam ... ficar em casa; ... ser escravas; ... ficar na cozinha; ... não falar na igreja

Mulheres deveriam … ficar em casa; … ser escravas; … ficar na cozinha; … não falar na igreja

Mulheres precisam... ser colocadas em seu devido lugar; ... saber seu lugar; ... ser controladas; ... ser disciplinadas

Mulheres precisam… ser colocadas em seu devido lugar; … saber seu lugar; … ser controladas; … ser disciplinadas

Infelizmente (ou não) o autocomplete não funciona tão bem em inglês para que a gente consiga descobrir as respostas do oráculo sobre o que os lusófonos pensam sobre bichas, gays ou viados. Não há muita dúvida sobre qual seria o resultado, mas seria interessante vê-lo mesmo assim. O fato sobre o qual não há dúvida pelo mundo todo é: ainda há um longo caminho até que todos os seres humanos sejam respeitados igualmente.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

3 comentários

Reinaldo Henrique

Sou cristão e defendo o direito e a liberdade de expressão assim como a constituição brasileira já defende, mas percebo que as leis que estão em debate referente a homofobia querem criar uma lei que já existe e que pune o racismo e preconceito seja ele qual for. A sociedade hetero quer ter o direito de sair com suas crianças e não se deparar com pessoas do mesmo sexo se relacionando na rua e ter o desprazer de ter que explicar aos nossos filhos. Sei que essa atitude parece discriminação, mas tente se colocar no nosso lugar de verdade e responda com sinceridade o que vc faria? Existem grupos homossexuais que querem o direito de casar na igreja, mas é preciso entender que a igreja é mantida pelos dízimos e ofertas de pessoas que não aceitam casamentos homossexuais, se for aprovada uma lei que obriga a igreja a realizar esses casamentos, aí vai ser o contrário, os homossexuais vão estar invadindo os direitos dos heterossexuais. Pra finalizar, o meu conselho é que fique tudo como era antes, homossexuais se relacionando entre quatro paredes e não a céu aberto.

Marcio Caparica

Ainda bem que ninguém é obrigado a acatar a seus conselhos, né? Por que você acha que você pode se relacionar com sua esposa/namorada e isso é muito diferente de eu querer sair com meu namorado a céu aberto? Se as leis que já existem realmente nos protegesse de agressões e outros tipos de discriminação, não seria necessário tentar criar novas. O que você escreveu não “parece” discriminação, “é” discriminação. Os homossexuais não estão invadindo o direito de ninguém, se você enquanto heterossexual não quiser ver um casamento gay, apenas não compareça em uma cerimônia de casamento gay. Agora, no momento em que você quer impedir um gay de se casar, você está invadindo a liberdade de um gay que com certeza não queria se relacionar com você pra começar. Se você tem o desprazer em explicar o amor entre duas pessoas do mesmo sexo para seus filhos, acho que você tem que rever suas opiniões sobre amor, não nós temos que privar o mundo do nosso amor.

James Cimino

Ah, que dozinha de você de ter que sair de sua ignorância e ter de explicar pro seu filho que existem pessoas do mesmo sexo que se relacionam. Poxa, por causa desse trabalhão que sua mente estreita terá de praticar então você sugere que nós tenhamos de nos esconder? Amigo, seu filho é problema seu. Se você ensina a ele que o mundo é uma mentira, não é problema nosso. Eu sei exatamente como explicaria para o meu filho, inclusive, o que faz com que pessoas sigam líderes religiosos que falam de tudo, menos de amor e acolhimento, atitudes que estão descritas na palavras de Jesus Cristo. Então, se você não quer ter o desprazer de deixar de ser ignorante, definitivamente isso não é problema meu. Porque não adianta, por mais que você queira esconder a realidade, um dia seu filho verá e relfetirá pela própria cabeça, e aí sim você vai ter um problemão.

Comments are closed.