Indianos tornam-se “gays por um dia” em protesto

Contra restauração de lei homofóbica, indianos postam fotos nas redes sociais beijando pessoas do mesmo sexo

por Marcio Caparica

Na última quarta-feira, a suprema corte da Índia reinstituiu uma lei colonial de 1860, tornando ilegais os relacionamentos homossexuais. A lei havia sido suspensa em 2006, mas recursos iniciados por organizações religiosas católicas e muçulmanas (seguidas por apenas 15,7% da população do país) fizeram o país retroceder. Acontece que não dá para colocar a pasta de volta dentro do tubo. Os gays que pelos últimos sete anos viveram sem o medo de represálias do governo contra seus relacionamentos não vão ser colocados de volta no armário em silêncio. E a reação já começou.

Milhares de aliados heterossexuais e casais gays estão postando fotos de si no Facebook para celebrar a homossexualidade. O organizador do protesto, Tanmay Sahay, declarou: “Tudo que você tem que fazer é mudar a foto do seu perfil para uma imagem em que você esteja beijando alguém do mesmo sexo, em protesto à decisão da Suprema Corte da Índia de criminalizar a homossexualidade. Nesse momento tão difícil, nós devemos apoiar nossos amigos, familiares e cidadãos por seu direito de expressar a própria sexualidade.”

O movimento tornou-se viral, e indianos estão postando fotos suas também no Twitter e no Instagram. A hashtag: #gayforaday.

Os governos ainda têm a mentalidade do século XIX. Os governados, não mais. Os indianos já estão mostrando que não vão deixar quieto essa violência contra seus direitos. Chupa esse chutney de manga!

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: