Veterano de “Project Runway” lança campanha viral contra a Aids

Jack Mackenroth propõe novo “desafio do gelo” tirando selfie no chuveiro para conseguir doações para a pesquisa da cura do HIV

por Marcio Caparica

Um dos fenômenos mais originais, inusitados e interessantes da web esse ano foi o Desafio do Gelo (Ice Bucket Challenge), que em questão de semanas aumentou a visibilidade de uma doença até então pouco conhecida (a esclerose lateral amiotrófica), arrecadou mais de 100 milhões de dólares para os pesquisa da doença, fez com que muita gente no Brasil levasse um balde de gelo na cabeça sem saber muito bem por que, só porque todo mundo estava fazendo, e deu a oportunidade para que muita gente exibisse o corpinho malhado “por uma boa causa”.

Descoberta a fórmula do sucesso, inevitavelmente outras causas mais cedo ou mais tarde tentariam replicar a fórmula. Dentre as primeiras está a luta contra o HIV, e quem está propondo a nova corrente de selfies e vídeos é Jack Mackenroth, o bonitão soropositivo conhecido pelo seu ativismo, seu trabalho como modelo e sua participação na quarta temporada de Project Runway (para quem não se lembra, ele teve que abandonar o reality show porque, devido ao estresse, sua defesa imunológica baixou e seu médico o proibiu de continuar na competição).

O projeto se chama #weAreAllClean (estamos todos limpos) e segue os mesmos moldes do desafio original, mas já com toda uma sensualização embutida:

  1. Faça uma selfie ou um videozinho seu no Vine ou Instagram dentro do chuveiro (nada de nudez explícita, pedem os organizadores)
  2. Publique a obra em suas redes sociais com a legenda “Take HIV Shower Selfie Challenge raise $$ for AIDS cure bit.ly/CUREAIDS #weareALLclean
  3. Desafie outras três pessoas a fazerem o mesmo
  4. (Opcional) Doe se possível alguma grana por meio da URL bit.ly/CUREAIDS
  5. Dia 1 de dezembro, segunda-feira, altere as fotos de perfil de seus perfis em mídias sociais para sua foto no chuveiro.

De acordo com o site VolltageBuzz, todas as doações serão enviadas  para a Housing Works, uma organização sem fins lucrativos de Nova York que tem como meta eliminar o HIV até 2030.

Mackenroth diz que se inspirou pelo termo “limpo”, muito usado no hemisfério norte entre os gays quando querem dizer que não têm nenhuma DST – e, implicitamente, dizer que quem é soropositivo é “sujo”. “Como alguém que vive com o HIV há 25 anos, essa causa é muito pessoal para mim”, ele continua. “Há uma necessidade premente de fundos para que se desenvolva novos tratamentos que mantenham a contagem viral suprimida, tornando os soropositivos virtualmente não-transmissores do HIV. Esses mesmos tratamentos podem ser dados a pessoas soronegativas para protegê-las completamente da infecção. Basicamente nós já temos as ferramentas para fazer com que a epidemia pare de se espalhar. Pesquisas nos trazem mais próximos à cura da Aids a cada dia que passa.”Confira outros famosos que já entraram no desafio logo abaixo e, quem sabe, inspire-se a fazer a própria. Quem sabe a coisa não pega aqui no Brasil e nossos famosos não entrem no chuveiro com o celular na mão também – dessa vez, quem sabe, até entendendo para o que estão contribuindo.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: