13 modelos transgênero que estão redefinindo a moda

A tendência do momento? Inclusividade nas passarelas. Modelos trans nunca estiveram tão em alta. Conheça os homens e as mulheres que estão tomando conta da indústria fashion

por Marcio Caparica

No mundo da moda, beleza e atitude andam de mãos dadas. Além de criar tendências, as marcas precisam mostrar que estão acompanhando o que há de mais avant-garde em matéria de comportamento. Não é à toa que a Calvin Klein colocou casais explicitamente homossexuais em sua última campanha. Em julho a agência de modelos tailandesa Apple Model Management, que representa exclusivamente modelos transexuais, abriu uma filial em Los Angeles, tornando-se a primeira do tipo nas Américas.

Eli Wahbe, fundador da agência Mega Model, declarou à Folha de S.Paulo que a moda vai tornar-se cada vez mais inclusiva. “Há dois anos, falam mais de personalidade que de biotipo. (…) A gente é prestador de serviço.” E a gente sabe que personalidade é o que não falta a pessoas transgênero. Confira abaixo uma lista de 12 modelos trans compilada pelo site NewNowNext – mas, antes, um update sobre uma das musas do LADO BI, Carol Marra.

Carol Marra

Carol Marra @anacarolmarra

Carol Marra foi capa da revista Trip em 2012, protagonizando o primeiro ensaio sensual de uma modelo trans na revista. A modelo e atriz continua com a carreira de vento em popa: recentemente, foi a estrela de uma campanha internacional da vodca Absolut. Dia 15 estreia no canal GNT a série Espinosa, na qual atua. Atualmente, está filmando um longa-metragem de Flávio Tambeline, no qual estará ao lado de Carolina Ferraz.

Hari Nef

Hari Nef @harinef

Hari Nef é considerada uma das modelos mais cool de Nova York. Agenciada pela IMG Models, ela já desfilou para a Eckhaus Latta e a Hood, e participou da campanha da marca & Other Stories’, da H&M, que utilizou exclusivamente modelos trans. Nef também é escritora e atriz, e terá um papel na segunda temporada do seriado Transparent, da Amazon.

Laith Ashley de la Cruz

Laith Ashley de la Cruz @laith_ashley

Laith é um ídolo do Instagram, e fez seu primeiro mergulho no mundo da moda quando participou da campanha Brothers, Sisters, Sons & Daughters, que retratava modelos trans e seus familiares, para a marca Barneys. Além de trabalhar como modelo, Barney trabalha como assistente social em Nova York.

Lea T

Lea T @leacerezo

Certamente a mais conhecida aqui no Brasil nesta lista, Lea T foi descoberta por Ricardo Tisci, já beijou Kate Moss para a capa da revista Love, já foi entrevistada por Oprah Winfrey, e já estrelou campanhas da Redken e da Givenchy, entre outras. Ela também já participou da versão italiana do Dança dos Famosos –  que deve ser um pouco melhor que a brasileira por não ter o Faustão.

Juliana Huxtable

Juliana Huxtable @julianahuxtable

Juliana Huxtable não é apenas modelo, ela também é poeta, DJ e artista. Juliana tem em seu currículo de modelo marcas como DKNY, Eckhaus Latta e BCALLA. Juliana teve quatro trabalhos seus exibidos no New Museum, um museu de arte contemporânea de Nova York. A mesma mostra contava escultura de seu corpo feita por Frank Benson.

Aydian Dowling

Aydian Dowling @alionsfear

Aydian Dowling é um modelo fitness, homem de negócios e ativista. Há alguns meses ele entrou na disputa para ser “o cara da capa” da edição norte-americana da revista Men’s Health, atingiu o topo da votação e lá se mantém até o momento. Estamos esperando que os editores da revista o escolham para a capa – ainda dá dar uma forcinha votando nele aqui.

Valentijn de Hingh

Valentijn De HinghValentijn De Hingh foi descoberta por um cineasta holandês ainda quando criança e teve sua transição, dos 8 aos 17 anos, registrada para um documentário feito para a TV. Sua figura e aparência marcantes fazem dela uma das modelos preferidas para marcas como Commes des Garçon. Valentijn também é escritora, e já apresentou um TED Talk sobre ser trans chamado “Why Did I Choose?” (“Por que escolhi?”).

@valentijndehingh

Andreja Pejic

Andreja Pejic @andrejapejic

Andreja Pejic é uma refugiada bósnia que tornou-se supermodelo. No começo de sua carreira, ela fazia campanhas tanto de linhas femininas como de masculinas – “Eu sou uma barganha, duas pelo preço de uma”, ela brincava. Ela fez sua transição em 2014, ainda sob os holofotes, e continuou em ascenção – estrelou campanhas para a Makeup Forever e Gaultier, e conseguiu um perfil na revista Vogue.

Isis King

Isis King

Isis tornou-se conhecida quando participou do ciclo 11 do reality show America’s Next Top Model, e, depois, da edição All Stars do mesmo programa. Desde então, já participou de uma campanha para a American Apparel e apareceu nas revistas US Weekly e Seventeen. Isis também é estilista e participou da novela norte-americana The Bold and The Beautiful.

Arisce Wanzer

Arisce Wanzer @ariscestocrat

Arisce já desfilou para a Topshop e é uma das representantes da Kenneth Cole. Ela também contribui para o site Buzzfeed e comprou briga com a modelo Kendall Jenner sobre a invasão de seu reality show no mundo da moda.

Geena Rocero

Geena Rocero @geenarocero

Geena Rocero já era uma modelo de lingerie e moda praia há 12 anos quando ela se declarou transgênero em um TED Talk de 2014, no dia 31 de março, o Dia Internacional da Visiblidade Transgênero. A carreira de Geena continua tão bem quanto antes, assim como seu trabalho para seu grupo de militância, Gender Proud.

Carmen Carrera

Carmen Carrera @carmen_carrera

Carmen Carrera foi estrela da terceira temporada de RuPaul’s Drag Race, e agora é requisitadíssima por figuras como Steven Meisel e David LaChapelle. Ela também trabalha como atriz (fez uma ponta no último filme de Meryl Streep) e como ativista para a conscientização dos direitos trans e pela luta contra o HIV. Vale lembrar que ela atiçou o fogo da polêmica sobre o uso do termo “she-male” no reality de RuPaul, que acabou por mudar a vinheta das mensagens no início de cada episódio para outra coisa que não “you’ve got she-mail”.

Dezjorn Gauthier

Dezjorn-Gauthier Dezjorn também participou da campanha para a Barney, e atualmente é agenciado por outra agência de modelos para trans, a Trans Models New York. Quando não está na frente das câmeras, ele batalha na I Am Here, I Am He LCC, a organização que fundou para educar, inspirar e incentivar homens trans de todo o mundo. Ele também cursa direito.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal:

Um comentário

Comments are closed.