Penelopy Jean ensina os segredos da maquiagem drag para quem não sobe nos palcos

Mulheres e homens podem ganhar muito ao se montarem, afirma a Lady Gaga do Trio Milano. "Se montar é divertido e transformador: você aprende a levar tudo pelo lado positivo, com humor e felicidade"

por Marcio Caparica

Drag queens são verdadeiras ilusionistas. Utilizando efeitos de luz e sombra, cores e alguns assessórios, essas rainhas da noite transformam homens pacatos em divas. E mesmo depois de performances, danças e horas no salto, continuam lá, perfeitas. Quais são os segredos que tornam essa magia possível?

Quem tem interesse por começar a aprender as técnicas transformadoras da montação drag tem agora uma ótima oportunidade. Dia 27 de janeiro a drag queen Penelopy Jean vai conduzir o workshop Drag Queen Secrets, na Madre Conhecimento Criativo, em São Paulo. Montar-se, acredita Penelopy, é também uma maneira de se expressar e se libertar – seja você homem ou mulher, homo ou hétero, trans ou cis. Confira a seguir a entrevista que o LADO BI fez por e-mail com essa professora da arte drag.

LADO BI Qual é o público-alvo desse curso? O que vocês vão ensinar para xs alunes?

Penelopy Jean Ele é voltado para todos os públicos que se interessam em descobrir o mundo da maquiagem artística através da figura drag queen. Irei ensinar os meus maiores segredos para uma maquiagem babadeira! Alta cobertura, técnicas de contorno, cobrir e desenhar sobrancelhas, cut crease, aplicação de cílios… Tudo isso com acabamento perfeito e durabilidade: uma drag queen de respeito fica com a makeup intacta mesmo após várias horas em cima de um salto alto performando, enfrentando frio, calor, suor, etc!

O que as mulheres podem aprender com as drags em termos de maquiagem e montação? Elas podem usar as técnicas das drags no dia-a-dia – ou pelo menos quando quiserem ficar mais produzidas?

Esse é um mundo novo para a maioria das mulheres, principalmente para as que não estão acostumadas a usar muita maquiagem. Além de ser divertido e transformador, elas podem aprender, com as técnicas utilizadas pelas queens, muitas dicas que podem ser aplicadas no dia-a-dia, e muitas outras que podem ser usadas principalmente em ocasiões especiais, que pedem um look mais ousado.

A montação drag sempre foi uma homenagem dos homens às mulheres, uma forma de exaltar a feminilidade. Você acha que agora está chegando o momento em que a situação está se invertendo e drags têm coisas a ensinar às mulheres?

A figura feminina sempre foi e sempre será a grande inspiração de todas as drag queens. As grandes divas são as grandes professoras da arte drag, sejam divas do cinema, da música, da TV, ou mesmo as divas que existem no nosso dia-a-dia, que sentem prazer em se produzir e se transformar. O que nós drags fizemos foi apenas criar um mundo novo baseado nisso, com um outro olhar, de maneira artística. Uma grande homenagem a todas as mulheres! As mulheres sempre terão mais a nos ensinar do que nós poderíamos ensinar a elas.

E o que você acha que os homens deveriam trazer da montação drag para o cotidiano?

Acho que neste caso seria a ousadia, a personalidade, e o orgulho de ser o que é. Não ter medo de enfrentar os obstáculos que nos são impostos, e levar tudo sempre pelo lado positivo, com bom humor e felicidade.

A oitava temporada de RuPaul’s Drag Race há de estrear em 2016. Quando chegar a hora de analisar as competidoras em casa, no que a gente deve prestar atenção, em termos de maquiagem?

A cada edição podemos analisar tendências da maquiagem nas competidoras, seja um novo tipo de contorno, uma nova forma de desenhar a sobrancelha, cores de batom, sombras e blush… O programa é um prato cheio pra quem está começando e quer se inspirar. E também perceber o que é legal e o que não é, formar uma opinião sobre o que é belo e encontrar a sua personagem ali. Acho que quem quer descobrir mais sobre esse mundo não deve se prender somente no programa, mas também ir atrás da cena drag local da sua cidade, conhecer e analisar as queens de perto, assistir aos shows e sentir essa magia maravilhosa que é o mundo drag!

O que podemos esperar de seus trabalhos nesse ano que acabou de começar?

Neste ano quero dar um passo maior com minha personagem e irei focar mais na carreira solo. Além de começar a dar aulas e workshops, publicarei tutoriais de maquiagem no meu canal do youtube, e farei uma repaginada no meu visual. Aos poucos todos conhecerão a nova Penelopy! Além disso, teremos um CD novo da Lady Gaga, e como cover e sósia reconhecida dela, prometo honrar este cargo e criar novos looks e performances baseados na nova fase que está por vir.

Apoie o Lado Bi!

Este é um site independente, e contribuições como a sua tornam nossa existência possível!

Doação única

Doação mensal: